Núcleo de estudos Afro-brasileiro e Indígena é fundado na Universidade Federal de Catalão
Publicado em 02/12/24, 13:47h | Atualizado em 03/12/24, 19:13h
Nesta quinta-feira (28/11), durante o encontro de encerramento do Novembro Negro, foi criado o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Catalão (NEABI-UFCAT). Esse núcleo nasce como um espaço em formação, voltado para o debate sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, com o objetivo de fomentar estudos, pesquisas e ações de extensão por meio de programas e projetos transversais em diversas áreas do conhecimento.
O NEABI-UFCAT tem suas raízes nas iniciativas de professores, técnicas(os) em educação e estudantes da universidade, que, ao longo da última década, se dedicaram a compreender as complexidades das vivências das populações negras e indígenas. Essas ações incluem atividades acadêmicas, formação de educadoras(es), atuação na comissão de heteroidentificação e contribuição para a criação da Secretaria de Ações Afirmativas da UFCAT (SEAFI). No entanto, as ações por vezes isoladas e a limitada articulação dessas iniciativas dificultam a visibilidade, a disseminação de conhecimentos e o aprofundamento dos debates sobre esses segmentos sociais. Assim, inspiradas(os) pelo exemplo de outras universidades brasileiras, a UFCAT dá um passo significativo com a institucionalização deste núcleo.
A criação do NEABI-UFCAT representa um marco para a universidade, e se consolidará como um espaço institucional capaz de articular as diversas ações voltadas à promoção da equidade étnico-racial. Esse núcleo será fundamental para fortalecer o debate sobre racismo, colonialidade e desigualdades, promovendo a valorização e o protagonismo das populações negras e indígenas no ensino, na pesquisa e na extensão.
O NEABI se constitui num espaço de potente contribuição para a implementação e o monitoramento de políticas de ações afirmativas, favorecendo a permanência de estudantes cotistas e ampliando as reflexões sobre diversidade e inclusão em nossa comunidade acadêmica. Em um contexto de desafios sociais e educacionais, esse núcleo também será um canal estratégico para conectar a universidade à sociedade, reafirmando o compromisso da UFCAT com a construção de uma educação antirracista, plural e transformadora.Para compor o núcleo, preencha o formulário, no link abaixo: