Projeto da UFCAT promove cidadania e fortalece os direitos humanos
Publicado em 20/03/25, 14:33h | Atualizado em 21/03/25, 11:43hLançado na manhã desta quarta-feira (19/02), o projeto UFCAT + Cidadania + Direitos, visa fortalecer iniciativas de promoção da cidadania e fortalecimento dos direitos humanos, por meio de uma série de ações previstas ao longo deste ano. Conjuntamente ao lançamento do projeto, ocorreu a primeira medida, com o empréstimo de bens da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) para o Movimento Camponês Popular (MCP). Cadeiras, mesas, estantes, bancadas, dentre outros equipamentos usados e que se encontravam armazenados na universidade, foram cedidos ao MCP, com base no que preconiza a legislação.
A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, destacou que o projeto integra o plano de gestão da reitoria para apoiar grupos mais vulneráveis, de modo a promover os direitos humanos e a cidadania, por meio do fortalecimento dos laços com a comunidade. “Temos o dever social de apoiar essas entidades que possuem compromisso social com nossa comunidade”, disse.
O representante do MCP em Catalão, Willian Bertoldo, destacou que o grupo que será beneficiado com os equipamentos emprestados é composto, em sua maioria, por mulheres responsáveis por produzir alimentação saudável para as famílias da região. “Em nossas diferentes atividades, muitas e muitos de nos sentamos em bancos improvisados com um tijolo e uma tábua. Agora, essas cadeiras vão ajudar bastante e garantir melhores condições para o grupo”, afirmou.
O responsável pelo projeto e vice-reitor da UFCAT, Cláudio Lopes Maia, destacou que outras atividades, como palestras, editais de fomento a projetos de pesquisa e extensão, apoio a iniciativas estatais de promoção de direitos humanos e cidadania, além de parcerias com entidades que atuam na área, estão previstos. “É a UFCAT cumprindo seu papel com a sociedade, na luta por políticas que ampliam direitos e cidadania”, concluiu.